sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O PI E SUA CONSTRUÇÃO





HISTÓRICO

No Grupo Hospitalar Conceição, no ano de 2003, a Diretoria definiu que, a aplicação dos recursos para investimentos, deveriam contar com a participação dos trabalhadores e usuários, tendo como resultado a elaboração Plano de Investimentos, PI, num processo, realmente, construído de forma coletiva.

Foi desenvolvida, no GHC, uma experiência singular e inédita no Brasil, que contou com participação de mais de 62% dos trabalhadores, no processo eleitoral para a escolha dos representantes. Foram eleitos, entre titulares e suplentes, 411 delegados.


O PI é considerado como uma das melhores garantias de efetividade da Gestão, por mobilizar o protagonismo de muitos que se envolvem no processo. Ele supera o paternalismo e garante a transparência das ações.


Desde 2003, os investimentos no GHC vem aumentando, passou de 3,5 milhões para 28,5 milhões em 2009.








# Em 2005, o PI, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma prática inovadora de gestão participativa, recebendo o prêmio Sérgio Arouca.


REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES


A partir de 2007, O PI passou a ser elaborado, conjuntamente, com o Plano de Metas, construído pelos Colegiados de Gestão, constituídos por gestores e trabalhadores, que são espaços de discussão das 208 equipes, do GHC,sobre os processos de trabalho;

A eleição dos delegados do PI passou a ser simultânea à eleição dos membros dos Colegiados;

•A cada 40 trabalhadores elege-se um delegado para o PI;


REPRESENTAÇÃO DOS USUÁRIOS

Dá-se, fundamentalmente, a partir da participação do Conselho Gestor do GHC (representantes dos trabalhadores, gestores, do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde) e dos representantes dos Conselhos Locais de Saúde do Serviço de Saúde Comunitária, do HNSC.


Na plenária final do PI 2007, em destaque algumas lideranças

comunitárias representando o controle social: Conselhos

Local de Saúde do SSC e o Conselho Gestor do GHC.



METODOLOGIA DO PI

Todas as 208 equipes de trabalhadores do GHC, juntamente com os seus representantes, discutem as necessidades e decidem a ordem de prioridade

Os representantes de cada equipe formam os fóruns, onde se definem as prioridades de cada Gerência. Os representantes das Gerências se reúnem para definir as prioridades de cada Hospital e do SSC.

Participam os gestores, os trabalhadores e usuários, num processo de co-gestão.


PI 2010


DIRETRIZES


  1. Melhoria da qualidade do cuidado das pessoas que buscam os serviços do Grupo Hospitalar Conceição, especialmente no tangente a obras e tecnologias (equipamentos) com o objetivo de trazer maior segurança do cuidado ao usuário.
  2. Vinculação com metas/indicadores estabelecidas e assumidas pela organização do GHC, através da Agenda Estratégica de gestão 2007/2010.
  3. Conclusão de obras em andamento e que significam ampliação de serviços (mais acesso e melhor qualidade) e que necessitam de obras complementares e de equipamentos para o seu funcionamento a curto prazo.
  4. Consolidação do GHC como instituição de ensino na perspectiva da qualificação do SUS.


CRONOGRAMA DO PI - 2010

Até o final do ano 2009: Levantamento das demandas, análise da sua importância e viabilidade técnica;

Outubro/09: Eleição dos Colegiados de Gestão e dos delegados do PI;

Abril/2010: Prazo limite para a definição das prioridades e especificações técnicas.

A partir de abril: Análise final pela Equipe de Coordenação do PI e das consultorias técnicas, emissão das SMIs (Solicitações dos Materiais Imobilizados) e encaminhamento da compra dos mesmos.

É tarefa fundamental dos delegados acompanhar e fiscalizar todo o processo.






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